1 de junho de 2017

Invenção 67: concertos de discos "cinquentões" no Centro Cultural São Paulo


Essa é mais uma dica saborosa e substanciosa do amigo João Antonio Buhrer que eu pesquei do FB: o Centro Cultural São Paulo abre o mês de junho com o "Invenção 67", um projeto muito bem-vindo que remete às pioneiras audições ministradas pela primeira diretora da discoteca do centro, Oneyda Alvarenga, nos idos dos anos 30/40/50 ( discoteca que leva hoje o seu nome). Os concertos atuais focam durante o mês todo (todas as terças e quintas,  a partir de 06/06) em discos icônicos lançados no ano de 1967, ou seja, há cinquenta anos atrás, trazendo audições e subsequentes comentários mediados por jornalistas especializados. Um ótimo programa que eu não perco nem por decreto - ainda mais neste ano, em que eu também completo 50 anos!
Abaixo, a íntegra da programação:


De 6 a 29/6
CONCERTOS DE DISCOS
O Invenção 67 ressuscita os célebres Concertos de Discos, que a primeira diretora da Discoteca do Centro Cultural São Paulo, Oneyda Alvarenga, ministrou entre 1938 e 1958. Os Concertos de Discos voltam focados em música popular e realizados na própria Discoteca Oneyda Alvarenga, convidando o público a uma audição comentada. Programe-se: as audições são limitadas a 30 pessoas. Todos os concertos começam pontualmente às 18h30.

6/6 terça
Pai e filho, Maurício Pereira (Os Mulheres Negras) e Tim Bernardes (O Trio) falam sobre o clássico dos Beatles: Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band.
8/6 quinta
O crítico e músico Alex Antunes (Akira S, Shiva Las Vegas) trata do disco de estreia do Pink Floyd, The Piper at the Gates of Dawn.
13/6 terça
O músico e historiador Cacá Machado analisa Tom Jobim – Wave, parceria entre Antonio Carlos Jobim & Francis Albert Sinatra que marcou a inserção da bossa nova no contexto internacional.
15/6 quinta
O jornalista Jotabê Medeiros mergulha no álbum de estreia da banda The Doors, que juntou de modo dramático jazz, blues, lisergia e poesia.
20/6 terça
Especialista em hip hop, soul e funk, a jornalista Mayra Maldjian analisa I Never Loved a Man the Way I Love You, turning point na carreira de Aretha Franklin – e do rythmn’n’blues.
22/6 quinta
Músico e jornalista, Rodrigo Carneiro (Mickey Junkies) surfa em Are You Experienced?, disco em que estreou a banda Experience, de certo guitarrista canhoto chamado Jimi Hendrix.
27/6 terça
Guitarrista e vocalista da banda Autoramas, Gabriel Thomaz entra Em Ritmo de Aventura para falar do clássico de Roberto Carlos.
29/6 quinta
O jornalista e editor da revista Bravo!, Guilherme Werneck, trata de The Velvet Underground & Nico, o disco que lançou a banda de Lou Reed – e também as bases do punk.
Todos os eventos são gratuitos.

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO
Rua Vergueiro, 1000, Liberdade, estação de metrô Vergueiro. Tel: (11) 3397-4002. Acesso para deficientes físicos. Dispõe de restaurante e café; não dispõe de estacionamento ou local para fumantes. Mais infos: www.centrocultural.sp.g ov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário