20 de junho de 2016

Rodolfo Zalla (1931-2016)

Crédito: Toni Rodrigues/Memo Magazine
Um dos maiores da nona arte faleceu na madrugada de ontem: Rodolfo Zalla viveu os quadrinhos como ninguém e permaneceu ativo até seus últimos dias. Um artista e editor que abriu suas portas para muita gente que estava começando, que manteve uma editora funcionando em meio a planos econômicos hediondos ( Editora D-Arte) e que escolheu o Brasil para seguir sua brilhante carreira, ele que nasceu na Argentina onde começou como quadrinista, mas a partir de 1963 veio morar aqui e nunca mais parou de fazer quadrinhos e ilustrações (sua fase de livros didáticos nos anos 70 é muito importante). Terror e guerra eram sua praia, mas também fez muito material de faroeste e aventuras, além de Zorro da Disney e alguns personagens da Hanna-Barbera para a Abril. Nos últimos tempos, editava edições especiais da Calafrio e foi homenageado em diversos eventos de HQs, além de ter um DVD/entrevista lançado com produção do Márcio Baraldi. Aliás, mesmo passando dos 80 anos, fazia questão de comparecer em várias feiras, palestras e premiações, promovendo suas últimas produções e proseando e dando conselhos sobre o que mais gostava na vida - os quadrinhos, claro! Tive a oportunidade de ter uma edição especialmente autografada pelo mestre e guardo-o na minha coleção como uma ônix sagrada:( http://almanaquedomalu.blogspot.com.br/2010/06/bau-do-malu-25-edicao-especial-arte-de.html )

Que sua alma se eleve e sua obra possa alimentar gerações e gerações com criatividade, perspicácia e perseverança, marcas de sua personalidade.
Para se aprofundar na obra do mestre, vale uma boa lida na edição da revista MEMO direcionada à sua vida/obra, produzida com o esmero habitual do publicitário e pesquisador Toni Rodrigues, amigo de Zalla:
http://www.memomagazine.com.br/revistas/MeMo4.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário