20 de janeiro de 2016

Quase famosos: as duas "Stillwater"


Assisti mais uma vez o filme "Quase Famosos" ( Almost Famous, 2000), de Cameron Crowe ( acho que já vi umas cinco vezes), um dos filmes de ficção mais legais sobre rock que já pude botar a vista. A obra na verdade tem muito da vida do diretor, que foi repórter da Rolling Stone ainda muito jovem ( tal qual seu protagonista) e viveu todo aquele clima entre o fim do "sonho" hippie e os novos, secos e cortantes ventos que sopravam na primeira metade da década de 70. Para a personagem Penny Lane, vivida por Kate Hudson em grande atuação, Crowe misturou sua paixão real de adolescência, cujo apelido era mesmo Penny Lane e o mito entre as groupies, Bebe Buell, que foi caso de vários artistas - George Harrison, Jimmy Page, Mick Jagger, Rod Stewart, John Taylor, Todd Rundgren, entre outros - e teve sua filha Liv com Steven Tyler ( que na verdade só descobriu ser pai anos depois).

Elenco de Almost Famous com a banda Stillwater fictícia
Já a banda fictícia Stillwater é uma miscelânea de três grupos primordiais para o diretor: Led Zeppelin, The Almann Brothers Band e Lynyrd Skynyrd ( todas as três de alguma maneira são mencionadas ou tocadas em algum momento do filme), mas também consta que a verdadeira banda de nome Stillwater foi das primeiras a serem citadas nos artigos do imberbe Cameron em início de carreira. A banda Stillwater real nasceu justamente no ano em que a história do filme foi centrada, 1973, e embora não tenha feito sucesso constante, conseguiu colocar em 1977 sua música Mind Bender na 77ª posição da Billboard e só encerrou a carreira em 1982. Em 1997 a banda se reuniu para mais um disco. Crowe pediu aos remanescentes da banda autorização para uso do nome, que não se opuseram.

Stillwater
Um detalhe curioso é que para a banda fictícia o nome do vocalista acabou sendo Jeff Bebe ( vivido por Jason Lee), mais uma homenagem de raspão à Bebe Buell. As músicas tocadas no filme pela banda foram escritas em sua maioria por Crowe mesmo ( não creditado) e compostas por Peter Frampton e outros artistas, entre eles a esposa de Crowe na época, Nancy Wilson, da banda Heart ( sim, aquela mesmo que emocionou Page e Plant em uma homenagem ao Led no Kennedy Center Honors em 2012). Já entre as curiosidades da película, são muitas: uma aparição relâmpago de David Bowie ( fictício), dois papéis com personagens que existiram - o guru do jornalismo de rock, Lester Bangs, interpretado pelo grande Philip Seymour Hoffman, e o editor da Rolling Stone Ben Fong-Torres, e uma miríade de roadies de bandas explosivas da época ( Allman Brothers, Humble Pie, UFO, entre outras), além de uma curiosa aparição do baterista do Bad Company ( e ex-Free) Simon Kirke, tomando sol na piscina de um hotel ( um ator, claro). Fora uma das cenas mais incríveis para quem adora discos e rock como eu: o momento crucial em que a irmã do protagonista ( o futuro jornalista William Miller, interpretado por Patrick Fugit) sai de casa e dá todos os seus discos que estão escondidos embaixo da cama: da pilha de vinis surgem "Tommy" do The Who (1969), " Get Yer Ya-Ya's Out!" ao vivo dos Rolling Stones (1970), "Pet Sounds", do Beach Boys (1966 - o disco que fez explodir a veia compositora de Paul McCartney), "Axis: Bold as Love" de Jimmi Hendrix (1967), "Blue" de Joni Mitchell (1971), etc. Aqui houve uma licença poética do diretor, que deve ter colocado na cena seus discos preferidos sem se preocupar com a cronologia da história, já que nesse caso o ano deveria ser 1969. Mas que tinha bom gosto a mana, isso tinha!
O filme eu recomendo. As músicas do filme são bacanas e dão conta do recado ao retratar o clima da época ( lembra muito o Bad Company). E o material da real e até então "escondida" Stillwater merece uma ouvida - é um southern rock bem tocado e auspicioso. Vamos a eles:

O disco da fictícia Stillwater : https://www.youtube.com/watch?v=kxjCMxrEMV0
O disco de 1977 da verdadeira Stillwater: https://www.youtube.com/watch?v=ATvVQkAmI7c
"Mind Bender" - Stillwater : https://www.youtube.com/watch?v=bt1io_Z2WOQ
Stillwater ao vivo em 1976 - https://www.youtube.com/watch?v=O6goTHSJH30
A cena dos "discos" da mana: https://www.youtube.com/watch?v=vmVaCbxkd34
Cena deletada com o Stillwater fake: https://www.youtube.com/watch?v=2Kmb4SxZs3I

Nenhum comentário:

Postar um comentário