1 de novembro de 2015

Quem se despediu em outubro de 2015

Eu sempre fiz questão de homenagear aqui no blog, figuras das artes e do entretenimento que fizeram sua passagem recentemente, mas como os posts eram publicados logo em seguida ao ocorrido, acabava muitas vezes, dependendo do mês, tendo um engarrafamento de obituários na página. A partir deste mês, vou lançar um post só, para todos os que faleceram no mês anterior. Seguem os que se despediram nesse outubro de 2015:

Jim Diamond ( 1951-2015)


Cantor e compositor escocês, é imediatamente reconhecido por seus sucessos dos anos 80, "I Won't Let You Down" ( com o trio P.H.D) e "I Should have Know Better". Mas sua carreira já tinha história antes disso: integrou o conjunto Bandit e trabalhou com o lendário Alexis Korner, um dos fundadores do blues britânico e o produtor de Jimi Hendrix, Eddie Kramer. Faleceu em 08/10, de morte súbita.

https://www.youtube.com/watch?v=EIY7xPtZWn0
https://www.youtube.com/watch?v=OBGuQVwzYbU


Claudia Barroso (1932-2015)


Claudia Barroso, uma das principais intérpretes de Waldick Soriano, começou cantando na noite no final dos anos 50 e na década seguinte se especializou em cantar serestas. Como cantora de casas noturnas, ficou anos na boate do Copacabana Palace ainda nos anos 50 e depois já em São Paulo, em boa parte dos anos 60, cantou ao lado de muita gente boa: com o Zimbo Trio no Baiúca, na boate Golden Ball, intercalando com Johnny Alf; na boate Champanhota, com Marta Mendonça, na boate Moleque, ao lado de Noite Ilustrada, na boate Drink, onde cantava com Jair Rodrigues; e por aí vai. O sucesso chegou a partir de 1971, quando começou a gravar discos pela Continental, incluindo composições suas como "A Vida é Mesmo Assim", "Quem Mandou Você Errar" e "Por Deus eu Juro", registrando para sempre seu estilo direto e popular, romântico e dramático, que muitos rotulam genericamente como "brega". Claudia estava além desses rótulos. Faleceu no dia 09/10.

Miele (1938-2015)

Miele ( Luis Carlos Miele) iniciou sua carreira como locutor das rádios Excelsior, Tupi e Nacional. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1959, onde conheceu o compositor Ronaldo Bôscoli, formando uma dupla que iria dirigir e produzir diversos espetáculos, além de programas musicais na TV. Os sucesso foram muitos: na TV, Noite de Gala, Cara & Coroa ( com Caymmi e Sylvia Telles), Dois no Balanço, O Fino da Bossa, Show em Simonal, Elis Especial, além da direção musical do Fantástico por anos. Nos shows, Roberto Carlos, Elis Regina, Wilson Simonal, Sergio Mendes, Lennie Dale, Sarah Vaughan, Leny Andrade/Pery Ribeiro/ Bossa 3 ( show "Gemini V"), Taiguara/Claudette Soares ( "Primeiro Tempo: 5x0"). Milton Nascimento/Marcos Valle/Joyce/Wanda Sá ( no Sucata,RJ), Dzi Croquettes, entre tantos outros. Atuou também como cantor, ator, compositor, locutor, dublador, humorista - um dos primeiros a fazer espetáculos como show-man - e chegou a gravar discos e fazer show musical ao lado de grandes amigos que fez em sua longa carreira. Em 1980, meio sem querer, acabou entrando para a história do rap nacional, ao gravar o compacto "Melô do Tagarela", considerado um dos precursores do gênero por aqui. Estava bem ativo ainda - produzindo, participando de séries na TV, gravando locuções e apresentando eventos. Faleceu em 14/10.

Yoná Magalhães ( 1935-2015)

Uma das atrizes mais belas da TV brasileira, Yoná brilhou também em atuações no cinema. Começou profissionalmente na rádio Tupi, em meados dos anos 50. Foi uma das primeiras contratadas da TV Globo, ainda como TV Rio, em 1965, e se tornou mocinha das telenovelas do período. Mas seu grande trunfo foi antes, ao participar com destaque em "Deus e o Diabo na Terra do Sol", de Gláuber Rocha, que viria a ser um dos mais importantes filmes brasileiros. Ao longo de mais de 60 anos, trabalhou em dezenas de novelas como Saramandaia, Roque Santeiro, Tieta, A Próxima Vítima - a última foi Sangue Bom, de 2013 - além de outras dezenas de minisséries e seriados. Ainda contratada da Globo, apareceu na mensagem de fim de ano da emissora em 2014, ao lado de outros veteranos.

Ada Chaseliov ( 1952-2015)

A atriz começou na TV contracenando com Rosa Maria Murtinho no seriado "Do Outro Lado do Túnel" em 1983, e partir daí, fez papéis marcantes na telinha, como Leonor, uma vilã deformada, apaixonada pelo personagem de Tarcisio Meira, em A Muralha. No teatro, fez dezenas de musicais de sucesso. Faleceu em 27/10.
Outras mortes de outubro/2015:

Catherine E. Coulson (1943-2015) - conhecida pelo marcante papel de "Log Lady" (mulher do tronco) na série Twin Peaks, foi muito amiga do diretor David Lynch e participou de outras produções dele, como o curta "The Amputee", de 1974, como atriz e em "Eraserhead", de 1977, como assistente de direção. Em 28/10.

Steve Mackay (1949-2015) - saxofonista do Stooges, banda seminal de Iggy Pop, teve participação curta (duas faixas) mas marcante no disco "Funhouse" da banda, de 1970. Na época, Iggy pediu a Mackay que incorporasse o saxofonista Maceo Parker, da trupe de James Brown, mas como se ele estivesse em uma viagem de ácido. Foi tão boa sua contribuição, que virou imediatamente membro fixo da banda. Participou dos últimos álbuns dos Stooges, além de acompanhar a banda ao vivo - ele estava na última passagem dela pelo Brasil, no Festival Planeta Terra, em 2009. Gravou também discos solos e colaborou com Violent Femmes e Sonny Vincent. Em 11/10.

Tuco Freire (1954-2015) - baixista, produtor, compositor e arranjador, Pedro de Oliveira Freire, o Tuco Freire, foi integrante do grupo Pé ante Pé e parceiro de Bocato e Benjamim Taubkin, entre outros da cena paulista. Era carioca, mas veio bebê para Sampa, cidade onde aprendeu violão clássico com Antero Martins e baixo com Luiz Chaves. Também estudou nos Estados Unidos, até voltar para o Brasil justamente noa no de 1979, um dos mais fervilhantes em São Paulo, onde pode colaborar com muita gente, inclusive Guilherme Vergueiro. Nos anos 80 formou um quinteto e um dos integrantes era sua esposa Jo de Souza, com quem formou um duo nos anos seguintes, que chegou a gravar dois discos. Nos últimos tempos intensificou seu trabalho de arranjador e produtor, ao lado do seu irmão Paulo Freire, o pai Roberto Freire e o guitarrista Cláudio Celso. Dia 19/10.

Nenê Peres ( 1956-2015) - guitarrista da Musikroma, banda da baixada santista, atuava como integrante desde seu início, há mais de 30 anos. Dia 30/10

Tony Van Frater (1964-2015) - guitarrista integrante de bandas punks inglesas como Red Alert, Angelic Upstarts e Cockney Rejects, surgiu na cena em 1979. Nos últimos anos estava fora do circuito. Em 29/10.

Carey Lander (1982-2015) - tecladista do grupo escocês Camera Obscura desde 2002, vinha lutando contra um câncer raro, desde 2011. Criou a campanha Sarcoma UK, arrecadando mais de 50 mil libras para apoiar as vítimas da doença que a vitimou. O Camera Obscura surgiu em 1996 como uma banda indie pop, lançou cinco discos e chegou às paradas no Reino Unido. Em 11/10.

Roberto Nogueira (1947-2015)- Ultimamente Nogueira era um conceituado locutor e apresentador de rádio e TV em Pernambuco, mas começou sua carreira como cantor por volta de 1965, em Recife, e no ano seguinte participou como ator da novela regional "Um amor de colegial". Gravou seu primeiro compacto nessa época pelo selo Mocambo da Rozenblit. Nogueira chegou a cantar em casas noturnas de São Paulo e do Rio e foi contratado por Silvio Santos, gravando em seguida compactos pela RCA Victor, Emi Odeon, Continental e Polydisc. Dia 17/10.

DJ Celsão ( 1963-2015) - Ícone das pistas e referência na cena black de Brasília, DJ Celsão era carioca mas chegou ao distrito federal nos anos 80. Na cidade, trouxe o baile charme e apadrinhou muitos artistas da cena hip hop. Manteve até o fim a chama da black music old school. Em 04/10.

Smokin' Joe Kubek (1956-2015)- guitarrista de blues texano, seu estilo é considerado a ponte entre Texas Cannonball e Al "TNT" Braggs ( com quem tocou por anos). Mas sua influência maior foi mesmo Freddie King, com quem chegou a tocar por minutos em 1976, alguns dias antes da morte do mestre. Morreu no dia 11/10, pouco antes de subir no palco de um festival de blues na Carolina do Norte.

Frank Watkins (1968-2015) - ex-baixista do Obituary, onde ficou de 1980 a 2010, estava atualmente no Gorgoroth. Dia 18.

Cory Wells ( 1941-2015) - Um dos três vocalistas da banda Three Dog Night desde seu início em 1968, estava ausente das apresentações da banda desde setembro devido a "fortes dores nas costas". Dia 20.

Henning Mankell (1948-2015)- Escritor best-seller sueco e principal nome do romance policial nórdico, é o criador do inspetor Kurt Wallander, um grande sucesso na Europa. Dia 05/10.

Ana Diosdado (1938-2015) - atriz, escritora e uma das mais destacadas dramaturgas da atualidade na Espanha, nasceu em Buenos Aires. Faleceu no dia 05/10 após sofrer uma parada cardíaca enquanto participava de reunião na Sociedade Geral dos Autores, em Madri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário