20 de maio de 2015

Fatos ou suposições? Machado de Assis descoberto numa multidão abolicionista e o único retrato conhecido de William Shakespeare revelado em um livro de botânica

A missa campal de 17/05/1888 ( foto Antonio Luiz Ferreira/acervo Instituto Moreira Salles)
Esse título extenso acima prova que a semana não foi nada comum para os historiadores. Machado de Assis (1839-1908), que sempre foi acusado de omisso em relação ao abolicionismo mas nos últimos tempos vem tendo uma reavaliação em sua participação no movimento, foi descoberto, vejam vocês, no meio de uma multidão que celebrava junto à Princesa Isabel e o Conde D'Eu uma missa relacionada à libertação dos escravos ( por extenso, Missa Campal de Ação de Graças pela Abolição da Escravatura), realizada quatro dias depois da Abolição (17/05/1888). Machado aparece na foto ( de Antonio Luiz Ferreira) bem perto da realeza e foi identificado por vários especialistas depois de ser descoberto em uma pesquisa interna da equipe da Brasiliana Fotográfica ( da Biblioteca Nacional/Instituto Moreira Salles). Os biógrafos do escritor acreditam que ele foi à missa com seu grande amigo abolicionista José do Patrocínio ( que também está em discussão como um dos integrantes da imagem) e como se revela na cena, comprovou seu jeito esquivo em público.

Detalhe do grupo próximo à Princesa Isabel, com destaque para Machado de Assis, quase coberto (Antonio Luiz Ferreira/Acervo IMS)

Claro que há controvérsias na descoberta e há historiadores em discordância com essa revelação, mas que o homem de barba e óculos ali meio de soslaio no grupo é bem parecido com o Machado de Assis que vemos em retratos desde os livros do ginásio e enciclopédias de infância, isso não se duvida.

Gravuras da capa da primeira edição do livro "Herbal" do século 16 - Shakespeare foi identificado como sendo essa figura à direita (foto Reuters)

A outra descoberta, e essa é mais polêmica, foi anunciada ontem pelo historiador botânico britânico Mark Griffiths. Ele afirmou ter descoberto o único retrato conhecido em vida do dramaturgo William Shakespeare (1564-1616). Além da forma surreal com que foi descoberto - em uma gravura na capa da primeira edição de um conhecido e gigantesco livro botânico do século 16 - a pesquisa também foi muito contestada, visto que Griffiths, na falta de uma legenda com seu nome, identificou o "bardo" através de sua vestimenta, o tipo de flor em suas mãos e um código criptografado que após ser revelado, forma o nome de Shakespeare. A revelação será publicada hoje na revista Country Life, em artigo assinado por Griffiths, e com todos esses detalhes surreais na apuração histórica, certamente suscitará discussões acaloradas entre os experts shakespearianos.

capa da magazine "Country Life" de hoje

Polêmicas à parte, as duas descobertas bombásticas anunciadas num curto intervalo de tempo na semana, deixaram a iconografia mundial em polvorosa!
Mais detalhes nas matérias abaixo e nas imagens espalhadas pelo post:

http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2015/05/historiador-diz-ter-descoberto-unico-retrato-de-shakespeare-feito-em-vida.html

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2015/05/1630720-pesquisa-identifica-machado-de-assis-em-foto-historica-sobre-abolicao.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário