30 de abril de 2015

Pacote Lítero-cultural - maio/2015

Um mês cheio de surpresas para o acervo, graças mais uma vez às sacolas cheias de tesouros editoriais e musicais que aportaram cá via Paul Seven Lagoon ( cumpadi, há vida inteligente fora da Casa Grande! E tu és muito maior.). Vamos aos itens:

Caymmi 100 Anos - Livreto especial da Exposição (Correios - 2014)

Esse livreto traz o conteúdo na íntegra - leia fotos, texto biográfico, capas de discos, rascunhos originais - da exposição Caymmi 100 Anos montada no Centro Cultural Correios São Paulo entre 02 de agosto e 30 de setembro do ano passado, com curadoria de Stella Caymmi. Quem pôde ver - a entrada foi franca - viu uma das melhores homenagens ligadas ao centenário desse compositor baiano genial e originalíssimo.


Linchamentos - A Justiça Popular no Brasil - José de Souza Martins - Editora Contexto (2015)


Um livro inquietante, tenso, mas oportuno. O sociólogo José de Souza Martins mostra através de pesquisa apurada o por que do Brasil estar até hoje entre os países que mais lincham no mundo.


Três Canções de Tom Jobim - Lorenzo Mammi, Arthur Nestrovski e Luiz Tatit - Cosac Naify (2004)


Nos já distantes 10 anos da morte do maestro soberano ( ah, que falta o Tom faz!), a Cosac Naif preparou esse livro-ensaio com três grandes especialistas musicais, que destrincham e estudam três canções obrigatórias do cancioneiro do compositor carioca: "Sabiá", "Águas de Março" e "Gabriela".
De quebra, um CD magnífico com Ná Ozetti e André Mehmari acompanha a obra.


Adoniran - Dá Licença de Contar - Ayrton Mugnaini Jr. - Coleção Todos os Cantos (Editora 34 - 2002)


Depois de 13 anos, finalmente completei essa esplêndida coleção "Todos os Cantos" da Editora 34. Esse do Adoniran, escrito com apuro e entusiasmo habitual pelo mestre Mug, é de 2002, e traz detalhes da vida do compositor paulista nunca antes pesquisados.


Livro de Letras - Vinicius de Moraes - Companhia das Letras ( 2005 - 2ª edição)


Vinicius foi um dos pilares da tríade principal da Bossa Nova, junto a João Gilberto e Tom Jobim. Foi um dos primeiros poetas a se aventurar no mundo da música e blasfêmia! a virar letrista de música popular. Seus pares da academia literária acharam o cúmulo, mas o poetinha deu de ombros e se tornou um dos pioneiros que abriram picada para o livre caminho de nomes como Cacaso, Geraldo Carneiro e Torquato Neto. Esse volume inclui todas as suas letras, desde as primeiras experiências, ainda nos anos 40.


Aretha Franklin - Sings the Great Diva Classics ( 2014 - RCA)


Aretha é um espanto! depois de mais de 50 anos de carreira, ainda canta divinamente bem e ousa lançar um disco bom. Esse "Sings the Great Diva Classics", como o nome diz, inclui dez covers escolhidas a dedo pela intérprete e o resultado é primoroso.


FFW MAG nº38 (2014)


Confesso que passo longe por magazines de moda, mas a proposta da FFW de misturar moda e arte em suas pautas me chamou a atenção. A revista é volumosa, mas sem aquele engarrafamento comum de anúncios e traz assuntos pertinentes. O design como era de se esperar pelo foco, é excelente  e processo de impressão carbon free.


Uns Desenhos - Orlando Pedroso (Calligraphia - 2007)


Surpreendente livreto de 20 páginas, em formato revista, com 22 desenhos da lavra do grande Orlando Pedroso, artista mais conhecido pelas suas charges e ilustrações na grande imprensa. Os portraits aqui publicados são todos da exposição "Uns Desenhos", com curadoria de Claudio Rocha e o próprio Orlando e realização da Calligraphia, realizada em março de 2007 em São Paulo.


Sorria nº 43 ( abril/maio de 2015) - revista mensal da rede Droga Raia (Editora Mol)


Eu sempre que tenho oportunidade, compro. Além dessa revista ter todo o seu lucro direcionado ao GRAAC, instituição tradicional de combate ao câncer infantil, seu conteúdo é muito bem pautado e traz assuntos bem interessantes, na sua maioria voltados para o bem estar, a felicidade e o equilíbrio. R$3,99 em qualquer unidade da Droga Raia.


Private Brokers nº40 - março/maio de 2015 ( Coelho da Fonseca/Editora Trip)


Essa é mais uma publicação sobre a chancela do editor Paulo Lima e sua Trip. Seguindo o despojamento e a preocupação com o conteúdo inerentes a todos seus projetos ladeados pela revista Trip, a revista trimestral Private Brokers, encomendada pela Coelho da Fonseca traz matérias profundas sobre cidades e seus moradores, destacando preferências, tradições, construções históricas, preservações, espaços e cantinhos especiais. Como na ótima matéria de capa, que esmiuça a história da propriedade da família Mesquita, herdeira do Estadão, há 103 anos encravada na cidade de Louveira (SP).


Jornal UNESP nº306 - dezembro de 2014


 O jornal da UNESP é produzido pela própria reitoria e traz como de praxe a esse tipo de publicação várias páginas voltadas para assuntos ligados à Universidade. Mas com um senso de pesquisa visível, sempre sai do comum, como na matéria de capa desta edição em destaque, mostrando como a circulação de periódicos entre Brasil e Europa ao longo do século XIX propiciou o início do processo de globalização em campos como o jornalismo e a literatura.


Suplemento de Quadrinhos da Rev. Nacional nº2 (sem data - idealização de JR Duran e impresso pela Editora Burti)




Fantástico suplemento do qual tenho poucas informações. Nesse número em questão ( que parece ser o primeiro, embora tenha saido no nº 2 da Rev. Nacional), com 24 páginas, a arte é de encher os olhos, unindo quatro grandes nomes do quadrinho brasileiro atual: os irmãos Gabriel Bá e Fabio Moon, Rafael Coutinho e Rafael Grampá ( destacado na imagem acima). Luxuosa edição impressa em papel Novatech, com gramatura de 250 na capa e 170 no miolo. Quando tiver mais informações sobre esse projeto, posto aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário