9 de janeiro de 2015

O Acervo Sorve 11: Pacote Seven Lagoon

Meu compadre Paul Seven Lagoon trouxe uma pacoteira considerável hoje para o nosso acervo cultural, que merece ser compartilhada. Dentre vários itens bacanas, selecionei estes abaixo, com pequenos comentários para referência. Abração, infalível Paulick. Um ótimo 2015 pra tu.

DVD WANDA DE SÁ (Biscoito Fino - 2014) - A paulista deliberadamente carioca Wanda, bossanovista de carteirinha, primeira musa de Edu Lobo, com quem foi casada durante 12 anos, mostra nesse DVD que além do bom gosto musical e da boa companhia ( Jane Monheit, Carlos Lyra, Dori Caymmi, João Donato, Marcos Valle...) é uma estupenda violonista.
O SEQUESTRO (1981 - Mossy Filmes) Esse filme policial brasileiro é uma produção de 1981, dirigida por Victor di Mello, e faz parte da Coleção Canal Brasil. Quem com mais de 40 anos não se lembra do caso Carlinhos, que tanto passou no Fantástico nos anos 70 e nunca teve um desfecho ? O filme se baseia em fatos reais ( trocando o nome do menino por Zezinho) e conta com um elenco de primeira: Jorge Doria, Milton Moraes, Carlos Mossy, Helena Ramos, Mirian Persia, Adriano Reys e Otavio Augusto, entre outros.
VOLTA AO LAR ( de Peter Hall, 1973) Esse DVD faz parte da Coleção Lume ( esse é o nº 79). O filme, produzido nos EUA em 1973, conta as agruras e embates de quatro homens difíceis que moram juntos em um apartamento. Nove anos depois, o filho mais velho de um deles vem para uma visita com a esposa e a guerra entre todos se torna mais intensa e por que não? mais criativa também.
SERAFINA (Janeiro/2015) - A revista mensal da Folha de S.Paulo traz em seu último número uma ótima matéria sobre o incansável e perfeccionista Ridley Scott, que conta sobre as gravações da sua última produção, Exodus, e lances de sua longa carreira.
A mensal concorrente, Revista The Wall Street Journal, em seu número de dezembro também botou Exodus na capa, com foto do protagonista Christian Bale que escancarou sua vida e seu dia a dia para a magazine em entrevista gig. Também vale a pena ler a coluna "Acervo Pessoal", com os objetos preferidos do cineasta John Waters.

A edição Brasil da revista portuguesa Ipsilon de novembro trouxe ao foco o Fado e sua nova visibilidade no Brasil, com festival e Carminho,  Camané e Gisela João, que chamaram a atenção de músicos brasilis.

A revista catálogo da TASCHEN ( winter 2014) é deslumbrante visualmente, assim como todos os lançamentos da luxuosa editora. Não é pra menos; os lançamentos de 2014/2015 fazem os olhos saltarem da órbita: livro oficial de fotos dos Rolling Stones, álbum luxuoso dos 75 anos da Marvel por Roy Thomas, livro dos 125 anos da National Geographic e um estonteante Little Nemo Complete, com tudo o que saiu do icônico personagem de Winsor McCay de 1905.
A Enterteinment Weekly de janeiro/2015 veio com essa populosa capa anunciando os lançamentos de 2015 na música e principalmente no cinema.

A Serrote, revista cultural e literária do Instituto Moreira Salles é um dos veículos atuais dos mais interessantes  e chega no número 18 com grandes participações: Andy Warhol, Cássio Loredano, Guto Lacaz, John Updike, Maquiavel, Tunga, Lukács, Matisse, entre tantos.


"MEU CAMINHO É CHÃO E CÉU (Record - 2014) são as memórias do baixista Dadi, que entrou muito garoto nos clássicos Novos Baianos e foi um dos fundadores do A Cor do Som, além de tocar com muita gente da MPB, como Marisa Monte ( também foi um dos Tribalistas), Caetano Veloso, Arnaldo Antunes e Jorge Ben Jor.

A RODA DO VENTO ( RECORD - 2012) - Livro infantojuvenil da imortal da ABL Nélida Piñon, com desenhos de Maurício Veneza

CARNE DO UMBIGO - Maria Rezende - Terceiro livro da escritora, sua poesia flui com naturalidade, unindo prazeres, sabores e pensamentos em versos bem livres.
GABO (Memorial - 2014) - "Borbo Letras", a ótima exposição organizada por Jal no Memorial da América Latina em meados do ano foi um grande sucesso e virou esse livro. com mais de 70 caricaturistas/cartunistas homenageando o centenário de Gabriel Garcia Márquez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário