14 de janeiro de 2015

Lincoln Olivetti (1954-2015)

divulgação
Lincoln Olivetti, maestro, produtor, tecladista (um dos pioneiros no uso do sintetizador), arranjador, compositor, foi um dos profissionais da música mais influentes da década de 80, graças a centenas de arranjos e produções para artistas como Tim Maia, Gilberto Gil, Jorge Ben, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gal Costa, Zizi Possi, Angela Rô Rô, Rita Lee, Sandra de Sá, Roberto Carlos, entre tantos. Na época, foi considerado o grande criador da sonoridade do pop brasileiro, sendo chamado de "Mago do Pop". Mas na década anterior, já ralava muito, aprimorando sua forma de compor e arranjar em discos de Carlos Dafé, Claudia Telles, Painel de Controle e interpretando e compondo em trilhas sonoras de novelas como Dancin Days, Feijão Maravilha e Plumas e Paetês. Em 82, enquanto trabalhava que nem louco para outros artistas em estúdio, fez um disco instrumental bem incensado com seu eterno parceiro Robson Jorge (falecido em 1993).


Por muitos anos foi acusado de "pasteurizar" a música brasileira com arranjos padronizados, mas nos últimos anos essa visão foi reavaliada ao se constatar que o seu trabalho na verdade modernizara a MPB, nivelando-a em termos de gravação e arranjos à produções internacionais. Há de constar também sua assinatura em discos obscuros da black music brasileira, cultuados por DJs do mundo todo por sua sonoridade única. Embora cada vez mais recluso desde os anos 90, continuava como arranjador em programas da Rede Globo e era produtor e arranjador ativo - manteve parceria com Lulu Santos por anos a fio e antes de falecer, estava trabalhando em faixas do último disco de Gal Costa. Faleceu ontem, de infarto fulminante, aos 60 anos, deixando DJs, fãs e artistas inconformados com sua partida precoce.
Para escutar, o cultuado disco de 82 com Robson Jorge: https://www.youtube.com/watch?v=Hqih1P5sJEY   
E para ler, a emocionante despedida de um de seus maiores fãs, Ed Motta, escrita ontem no Facebook:  https://www.facebook.com/EdMotta/photos/a.465395241557.252712.62823631557/10152924825276558/?type=1&fref=nf&pnref=story

Nenhum comentário:

Postar um comentário