7 de janeiro de 2015

Georges Wolinski (1934-2015)

Voltando às atividades do blog, depois de um breve intervalo, desejo a todos os leitores um ótimo 2015, cheio de esperanças e paz! E paz é o que o mundo está mais precisando no momento, visto o atentado terrorista de hoje na França à redação do jornal humorístico de esquerda Charlie Hebdo que fez 12 vítimas fatais, entre eles o famoso cartunista/quadrinhista Wolinski e os cartunistas Cabu e Tignous, além do editor-chefe Charbonier. O veículo já tinha sido ameaçado várias vezes anteriormente, inclusive tendo sido alvo de um incêndio em 2011.Wolinski eu acompanho a muito tempo e tenho vários edições portuguesas com sua heroína Paulette (com Picard), que inclusive saiu também em álbum pela LP&M, além de algumas coletâneas com suas charges/cartuns em minha coleção. Georges Wolinski tinha 80 anos e estava integralmente na ativa, tanto, que foi morto em um dia de reunião de pauta no jornal. Deixa aqui no Brasil gerações de artistas influenciados pela sua arte crítica e humanista.
No site de O Globo saiu matéria com a repercussão de sua morte entre os artistas brasileiros: http://oglobo.globo.com/mundo/cartunistas-lamentam-morte-do-frances-georges-wolinski-14986323

Um dia muito triste não só para os quadrinhos, as artes gráficas e o jornalismo livre, mas para todos que ainda acreditam na paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário