12 de outubro de 2014

Festival Guia dos Quadrinhos 2014

Pra mim o Festival Guia de Quadrinhos ( ex-Mercado de Pulgas) é um dos eventos de quadrinhos mais bacanas entre tantos, pois junta informalidade, palestras descontraídas, boas opções para comprar tanto raridades como lançamentos, e o melhor, a oportunidade de encontrar ao vivo vários confrades da internet e desencavar histórias hilárias e únicas. Nesse sabadão calorento, com meu filho Gabriel, consegui assistir duas boas palestras, uma sobre a evolução do mercado brasileiro de mangás com a participação de Cassius Medauar, Marcelo del Greco e a mediação de Maurício Muniz e outra sobre os 80 Anos do Pato Donald com a dupla Marcelo Alencar e Paulo Maffia. Nessa última rolou muita história de bastidores da Abril, curiosidades do grande Carl Barks e lances da trajetória do mestre brasileiro Carlos Edgard Herrero ( que estava programado para a palestra mas não apareceu), além das homenagens do Pato que acontecerão até 2015 ( ano em que sua revista completa 65 anos!). Enquanto zanzava pelo evento e ia enchendo a mochila ( ai meu bolso, Celsão!), pude conversar com muitos amigos do Face, alguns que eu nunca tinha encontrado ao vivo, caso do Paulo Cecconi, Lauro de Luna Larsen, José Braga ( a quem eu agradeço imensamente pela paciência e "aluguel"), Claudio Juris e Flávio Luiz Nogueira, que me fez um desenho muito especial na contracapa de sua magnífica obra "O Cabra". Reeencontrei depois de "milanos" o grande Marcatti, lenda dos quadrinhos, que tanto me ajudou com sua dica de gráfica para meu livro de poesia. Tive também o grande prazer de conversar com Guilherme Kroll da Balão Editorial e Marcelo Naranjo, do Universo HQ, com histórias incríveis de bastidores envolvendo Neil Gaiman, Jerry Robinson, Will Eisner, Mauricio de Sousa, Mort Walker, entre outros. Conversei rapidamente com o Jal, que apareceu com o humorista Fernando Caruso, filho do Chico Caruso, com Roberto Guedes e com Kendi Sakamoto, um dos maiores colecionadores do Brasil, se recuperando bem da saúde, depois de uma cirurgia. E revi figuras carimbadas como o Artur Tavares da HQM e o grande Wilson Simonetto, figuras obrigatórias em qualquer desses eventos. Cumprimentei rapidamente o Daniel Esteves e cometi uma gafe ao achar que o Alexandre Morgado era o Daniel ( Sorry por isso). Não vi dessa vez o Will Sideralman, nem o Peter Mihajlovic.O Renato Frigo, grande chapa e capitão do "Colecionadores de HQ", se enrolou na agenda e não pode vir. E também não encontrei o Toni Rodrigues nem o professor André Luiz Aurnheimer. No fim, fiquei bem mais pobre na conta mas ganhei uma tarde inesquecível pro resto da vida. Valeu, Edson Diogo, Mauricio Muniz, Erico Molero e demais membros da produção do festival. Que ele continue por muito tempo, mantendo essa originalidade e leveza. 
Seguem as fotos:
Palestra sobre mangás com Marcelo Del Greco, Cassius Medauar e mediação de Mauricio Muniz



Eu e o lendário Marcatti

A Band presente no evento
Trocando livros com Flavio Luiz

Com Guilherme Kroll e Marcelo Naranjo
Palestra animada com Marcelo Alencar e Paulo Maffia 
Maffia, eu e Alencar

Nenhum comentário:

Postar um comentário