3 de maio de 2013

In-Edit Brasil 2013


Começa hoje e segue até 12 de maio mais um "In-Edit Brasil", mostra que rola há quatro anos em várias cidades brasileiras com o intuito de espalhar por várias salas de cinema, documentários nacionais e internacionais voltados para a música (em São Paulo,os filmes passarão no MIS-SP, Cinesesc, Cinamateca Brasileira, Matilha Cultural e Cine Olido). Este ano a qualidade dos filmes parece se manter no bom nível dos festivais anteriores. A começar pelo "oscarizado' "Searching For  Sugar Man", que captura a procura de dois músicos/fãs sul-africanos pelo ídolo em comum Jesus Sixto Rodriguez, compositor e cantor americano que gravou apenas dois discos no início dos anos 70 e sumiu entre lendas e mitos. Também há interessantes curtas do incensado e respeitado Dick Fontaine, cineasta inglês com quase meio século de serviços prestados e o homenageado desta edição; dois deles enchem os olhos: "Betty Carter: New All the Time" (1994), que foca a dedicação e a generosidade como professora de uma das mais copiadas cantoras de jazz; e "Art Blakey - The Jazz Messenger" (1987), um retrato meticuloso do grande baterista em companhia de ícones como Wayne Shorter, os brothers Marsalis, Dizzy Gillespie e uma surpreendente nova geração, em sua incessante missão de recrutar jovens talentos para o seu antológico grupo The Jazz Messengers. Outros destaques estrangeiros da mostra: "Beware of Mr.Baker" sobre o grande e intempestivo Ginger Baker, um dos fundadores do Cream e dos primeiros instrumentistas a se embrenhar no interior da África em busca de ritmos nativos; "Neil Young -Journeys", terceira parte da trilogia do cineasta e amigo pessoal do compositor canadense, Jonathan Demme; "The Punk Syndrome", de Jukka Karkkainen e Jani-Petteri Passi, que adentra um manicômio finlandês onde quatro internos se movimentam para montar uma banda punk; "Mission the Lars", road movie que traz Tom Spicer, autista, que com uma little help de seus irmãos, tenta alcançar seu sonho de conhecer Lars Ulrich, baterista do Metallica; "Glastopia", do rodado Julien Temple ( de Absolute Begginers), sobre os bastidores de Glastonbury, seu festival favorito; e "Sunset Strip", com depoimentos de celebridades de Hollywood e da música sobre suas experiências e "micos" nos bares, casas de shows e inferninhos deste pequeno e fervescente pedaço da Sunsert Boulevard, em Los Angeles - entre os entrevistados, Perry Farrell, Lemmy, Alice Cooper, Ozzy, Slash, Johnny Depp, Dave Navarro, entre outros. Um filme peculiar, que pode passar batido, mas merece uma chance é o islandês "Grandma Lo-Fi", sobre uma senhorinha que ganhou um tecladinho Casio e decidiu tocar algumas coisinhas. Entre os 58 filmes selecionados para esta quinta edição do festival, onze documentários são brasileiros, uma ligeira queda em comparação aos anos anteriores, mas nada que influa na intensidade e no interesse dos temas. Quatro deles estão na mostra competitiva: "A Batalha do Passinho", "Jards", "Música Serve pra Isso: Uma História dos Mulheres Negras" e "Um Filme para Dirceu". O filme sobre os Mulheres Negras ( na verdade, a dupla Maurício Pereira e André Abujamra), com direção de Bel Bechara e Sandro Serpa, traz a saga bem humorada da autointitulada "terceira menor Big Band do mundo", que com inovação, vestuário estranho ( chapéu coco + capa de chuva), mistura de ritmos e tiradas rápidas ( tanto musicais como nas letras), chacoalhou a cena alternativa na segunda metade dos 80 e se configurou como um das criações mais inventivas da música brasileira; "Jards", já citado anteriormente aqui no blog, é também uma ótima pedida - o filme destrincha ou tenta destrinchar o processo criativo do impávido Jards Macalé, figura ímpar de nossa MPB. "Ensaio sobre o Silêncio", de Zeca Ferreira, não compete mas chama a atenção pelo seu tema volátil: em cena, três dos maiores instrumentistas atuais - Renato Braz, Nailor Proveta e Edson Alves; o registro é direto, sem depoimentos e com os protagonistas ocultos; a inspiração: João Gilberto, mestre do silêncio; o resto é transpiração e concentração. Entre os curtas brasileiros, destaque para "Crisálida", de Thiago Brito e Rafael Saar ( olha ele aqui outra vez no blog), onde Tetê Espíndola convida o "bruxo" Hermeto Pascoal para gravar uma faixa de seu disco e "Dom Salvador - Endless Soul", de Artur Ratton e Lilka Hara, com as lembranças e histórias de um dos nossos maiores músicos de jazz e MPB.
Não citei nem a metade, pra se ter uma noção de como o festival está mais uma vez plural e diversificado. Escolham suas sessões, amigos. ( abaixo, o site oficial com toda a programação nacional ).

IN-EDIT BRASIL 2013 
De 03 a 12 de maio de 2013. 
Salas em São Paulo: 
MIS (Entrada Grátis) 
CineSESC (R$ 8,00, R$ 4,00 e R$ 2,00) 
Cinemateca Brasileira (R$ 8,00 e R$ 4,00) 
Matilha Cultural (Entrada Grátis) 
Cine Olido * (R$ 1,00 e R$ 0,50)

http://www.in-edit-brasil.com/2013/    


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