24 de setembro de 2012

Vida nova para o Copan



O mítico edífício Copan, no centro de São Paulo, finalmente está conseguindo ressurgir de uma extensa fase decadente. O curvilíneo cartão postal da cidade, inaugurado em 1966 e com projeto inicial de Niemeyer, ainda sofre com o desleixo a que foi submetido em décadas, mas já experimenta uma nova fase de recuperação, com projeto de tombamento da fachada e uma lufada de vida vindo do mundo da arte. Isso mesmo. No dia 04/09, um grupo de jovens artistas lançaram o "Pivô", galeria criada dentro do edifício, aproveitando três andares a muito tempo desativados, para ser um espaço cultural múltiplo, aberto e de grandes experimentações artísticas.
A ideia de criar o Pivô rolou depois de uma primeira ocupação da área, no ano passado, em uma intervenção coletiva chamada "Projeto Imóvel", que reuniu 28 jovens artistas, sem representação em galerias, além de workshops e palestras. O movimento bombou e deu pano para uma proposta mais duradoura. A exposição inaugural chama-se "Da Próxima Vez Eu Fazia Tudo Diferente" (essa é a última frase do filme "Documentário" de 1966, do diretor Rogério Sganzerla) e exibe trabalhos de 14 artistas até 14/10 (entrada gratuita).
O Copan já tem um ótimo bar, o Dona Onça, com uma das melhores cozinhas de bar de São Paulo e entre os seus milhares de moradores distribuídos em 1.160 apartamentos, já despontam figuras chaves do meio cultural como o fotógrafo Rui Mendes, o diretor da Casa do Saber Mario Vitor Santos, a atriz Mika Lins e o multiativista Carlos Beutel da ONG Viva o Centro e do Fórum do Centro. Muita coisa ainda tem que ser feita, fora e dentro do Copan, mas aos poucos suas veias obstruídas ganham oxigenação e pendem para um futuro promissor.
Copan
Av. Ipiranga, 200, loja 48, Centro, SP
Informações: (11) 3259-5917

Nenhum comentário:

Postar um comentário