1 de junho de 2012

Nelson Jacobina e Levon Helm: dois instrumentistas que tocavam com a alma

Levon Helm (1940-2012)
Nelson Jacobina (1954-2012)
Nelson Jacobina, violonista requisitado, compositor de mão cheia, foi fiel escudeiro do apocalíptico Jorge Mautner. Em décadas de atividade, sempre que possível, estava no palco com seu amigo pré/pós tropicalista, assim como em diversos discos independentes, shows pelo Brasil afora e ultimamente, membro efetivo da incrível Orquestra Imperial.
Levon Helm, baterista fundador da The Band, que acompanhou Bob Dylan em inúmeras ocasiões, ajudou a cunhar com seus colegas de banda a junção folk/country/rock e foi um dos primeiros bateristas vocalistas da cena.
Tanto Nelson como Levon elevaram a música às alturas e ambos amavam tanto o que faziam, que praticamente entravam em transe quando tocavam. Eram instrumentistas de alma. Coincidência ou não, os dois  tinham câncer há anos, mas não arredaram o pé dos palcos, mesmo com dor, fraqueza, vertigens, o que fosse. Em 19 de abril, Levon Helm, às vésperas dos 72 anos, descansou de sua heróica batalha. Nelson Jacobina, aos 58 anos, alguns dias depois de sua última apresentação, fez sua passagem em 31 de maio. Sempre considerei a música um dom supremo, um tipo de poder mágico. Esses dois extraordinários instrumentistas  ajudaram a sacramentar minha opinião.

Dois momentos brilhantes da música mundial:  Maracatu Atômico, original (1972, composição de Mautner-Jacobina), executada pela bombástica Banda Atômica, com Mautner, Jacobina, Arnaldo Brandão e Vinicius Cantuária; e The Weight, um dos números ao vivo da despedida da The Band filmada por Martin Scorsese em The Last Waltz (25/11/1976) - Levon é o primeiro a cantar.
http://www.youtube.com/watch?v=0ocevnfp0vU
http://www.youtube.com/watch?v=sjCw3-YTffo

Nenhum comentário:

Postar um comentário