29 de maio de 2012

Jota Erre (1965-2012)

O prédio redondo na esquina da Gilda com Pereira Barreto em Santo André:  lar da 97FM entre 1983 e 1992
Na sexta, 25, faleceu Jota Erre, um ícone do rock do ABC e posteriormente de São Paulo, que estava há muito tempo afastado da mídia ( pelo menos da nossa mídia paulista). Quem me trouxe a notícia foi o Rick Berlitz, meu grande companheiro de músicas e pautas, direto de Itatiba.
Antes da 89FM (a rádio rock, não essa atual), antes da Kiss, antes da Brasil 2000, existiu uma rádio que começou bem tímida (experimental pra ser mais exato), aqui pertinho de casa, com sede na Avenida Dom Pedro II (e posteriormente no prédio redondo da Rua Gilda com Av. Pereira Barreto, onde permaneceu de 1983 a 1992), e que logo angariou vários ouvintes, não só do ABC, mas de várias partes da capital e da Grande São Paulo: a 97FM. Sem qualquer vínculo com gravadoras e nem com hit parades, a emissora começou a tocar desde clássicos do rock até bandas obscuras, que nunca tinham passado pelas ondas radiofônicas brasileiras, principalmente progressivas européias e americanas do hard rock setentista. O Rock Brasil também dava as caras na programação, caso de Golpe de Estado, Made in Brazil, Violeta de Outono, Mercenárias, 365, Grinders, Angra, Korzus, Sepultura, entre tantas outras. A voz principal desta inusitada e inédita programação era justamente a do Jota Erre, que amava o que fazia, se emocionava, e compunha a seleção do dia com alma e ouvido de fã.
A notícia que o Rick me mandou, originária da Folha de 28/05, veio por e-mail. Em poucas linhas fiquei sabendo que Edson Sant'anna Jr (seu nome verdadeiro) estava com alguns poucos anos a mais que eu, vivia longe, bem longe do ABC (Rondonópolis-MT), e ainda na vida de comunicador. Talvez não soubesse ou não tenha se dado conta que uma geração inteira do ABC, ávida por novidades, considerava sua pioneira presença no dial dos pré-globalizados anos 80, uma bússola abençoada direcionando seus tímpanos para a liberdade sonora.
A matéria, assinada por Ricardo Feltrin, abaixo, na íntegra:

Edson Sant'Anna Jr. (1965-2012) - O locutor símbolo da 1ª rádio rock
RICARDO FELTRIN
EDITOR DO F5

Edson Sant'Anna Jr. ainda estava no primeiro da faculdade de jornalismo na Metodista, em São Bernardo, mas já fazia bicos como locutor e garoto-propaganda, graças a uma bela e potente voz grave.
Fazia imitações de tantos locutores que, em uma de suas "exibições", acabou descoberto e levado para a 97FM, então sediada em Santo André e que se auto-intitulava "a primeira rádio rock" do país.
Edson, ou Jota Erre, como ficou conhecido, acabou se tornando a principal voz da 97FM ainda na primeira metade dos anos 80. Acabou virando uma espécie de marca registrada do rock'n'roll e um ícone da região do ABC.
A rádio lhe permitia fazer a própria programação e tocar o que bem entendesse. Jota gabava-se de ser o único locutor do país que tinha tocado no ar uma versão de "Moby Dick" (Led Zeppelin) com direito ao solo completo de bateria de John Bonham.
Apaixonado por música, estudou, se tornou baixista e acabou integrando várias bandas nos anos 80 e 90, como a Planeta Central e Madame Terra.
Após deixar a 97FM, seguiu para outras rádios, como a Brasil 2000, Mix, Transamérica e 89FM. No início dos anos 2000, trocou a paixão do rádio pela da TV.
Praticamente sozinho, estudou leis de radiodifusão e montou em Santo André a Eco TV, emissora comunitária de sinal fechado, que inspirou a criação de outras semelhantes país afora.
Jota Erre morreu na noite de sexta, em Rondonópolis (MT), onde tinha programa numa TV local, poucas horas antes de completar 47 anos. Foi vítima de um infarto fulminante. Deixa mãe, irmãs e dois filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário