23 de setembro de 2011

Imagens raras da primeira década dos Stones

Ao lado do cartaz anti-drogas, o junk Keith Richards (1972 - photo by Ethan Russel)
Está em exposição desde o dia 15, raras e belas fotos de profissionais renomados que clicaram os Rolling Stones em seus primeiros dez anos. Uma pena que para vê-la, só atravessando o Atlântico ( embora pelo link abaixo dê para se ter uma boa noção da coisa). Até 1970, o grupo esteve sob contrato com a gravadora Decca Records, daí o nome da mostra, ""The Decca Years: The Rolling Stones, 1962 – 1971". As imagens captam o grupo desde a sua primeira exposição pública, quando os integrantes apareciam com cara e jeito de "legítimos cultuadores do blues", passando pela  fase mais psicodélica, em paralelo com a onipresença Beatles e o mod do The Who, culminando com o jeitão dândi decadente da virada da década. Interessante que imagens ótimas como essa aí em cima foram tiradas em 1972, um ano em que o grupo estava livre da Decca ( embora atolado de embrólios na justiça pelos direitos das músicas) e portanto, fora do período citado pelos curadores. Nada que ofusque a proposta.

Jimi Hendrix e Mick Jagger em 1969, antes de um show dos Stones no Madison Square Garden, NY ( photo by Eddie Kramer)
Vale lembrar que entre 1968 e 1972, os Stones alcançaram um ápice criativo que bons momentos isolados no futuro não foram suficientemente sólidos para perpetrá-lo. As fotos trazem essa aura, um misto de arrogância, decadência e liberdade - posturas milimetricamente trabalhadas nos bastidores. O preto e branco ( na maioria das fotos) dá vida e perpetua um período que fez história. E os Stones, novos, estão lá, para mostrar que o rock de verdade nunca teve vergonha de coisa alguma.
Segue o link para + imagens ( e para quem vai dar uma passadinha por Londres, a exposição fica até 23 de outubro na galeria Proud Chelsea):
Clique http://www.proud.co.uk

Nenhum comentário:

Postar um comentário