3 de março de 2011

Um projeto imprescindível: "J.Carlos em Revista"

O projeto "J.Carlos em Revista" já existe há uns bons três anos, mas é sempre louvável colocá-lo em foco e se possível, apresentá-lo ao maior número de interessados possível. A iniciativa é fantástica: sob a batuta do incansável caricaturista/editor Cassio Loredano, que vem fazendo um brilhante resgate da obra do genial artista gráfico desde 1995, com cinco publicações lançadas e uma em vias de publicação, e a coordenação da fotógrafa e designer gráfica Julieta Sobral, "J. Carlos em Revista" simplesmente tem digitalizado e disponibilizado em alta resolução para consulta gratuita, todo o acervo das revistas "O Malho" e "Para Todos", na gestão de J. Carlos durante nove anos entre as décadas de 1920 e 1930. Eu, que sou suspeitíssimo e adoro um cheiro de papel velho, achei bem agradável o método usado para folhear as revistas arrastando-se o mouse. Outro detalhe incomum é que qualquer página de leitura na tela também pode ser impressa e há pesquisa por palavra-chave.


Para ter acesso ao material, basta se cadastrar ou acessar como visitante os sites linkados abaixo ( a página da Memória Gráfica Brasileira inclui o mesmo projeto, além de história e novidades ligadas ao designer gráfico). Sob o patrocínio da Petrobras Cultural, o projeto rendeu além do site, dois livros: "O Vidente Míope", de autoria do historiador Luiz Antônio Simas e "O Desenhista Invisível, da professora Julieta Sobral".



O cartunista, ilustrador e designer gráfico José Carlos de Brito e Cunha (1884-1950) , mais conhecido como J. Carlos, trabalhou durante anos nas revistas “O Malho” e “Para Todos”, onde assumiu por um tempo o cargo de editor - não por coincidência, as fases mais vistosas e dinâmicas das duas publicações. O genial artista, influente na arte gráfica brasileira até hoje, produziu mais de 100.000 ilustrações e criou personagens ícones, como a famosa “Melindrosa”, xodó dos anos 20 e a personagem Lamparina para os quadrinhos d'O Tico Tico. Além das famosas charges políticas, foi o primeiro brasileiro a desenhar Mickey e chegou a colaborar na cenografia de Alô, Alô, Carnaval , depois de ser cooptado por Walt Disney em pessoa, maravilhado pelo traço único e seus papagaios marotos ( que iriam influenciar na criação de Zé Carioca).

J.Carlos em seu estúdio, por volta de 1920.
http://www.jotacarlos.org/ 
http://www.memoriagraficabrasileira.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário