6 de dezembro de 2010

Glee é supimpa!

Glee é uma das séries de maior sucesso no mundo e basta ver alguns episódios para constatar o porque desta "febre". O enredo não foge dos clichês americanos: a escola, a turma de desajustados e nerds, os atletas esnobes, a busca do sucesso, e também um clichê reaproveitado com mais ênfase nos últimos tempos: a música no universo escolar. É aí que a comparação com outras sequências jovens moderninhas como High School Musical cai por terra. A música de Glee, ao contrário da contemporânea da Disney, tem alma, sensibilidade, tesão. Na High School tudo é bonitinho e estilizado demais - os atores cantam e dançam muito bem, o ponto não é esse - mas falta punch e improviso ( ou pelo menos uma encenação mais convincente de improviso). Outro foco claro: Glee homenageia o pop mundial com clássicos revisitados enquanto HSM tenta impor seu repertório novo. Ponto pro primeiro.
Mas chega de comparação, e vamos ao que interessa. O enredo amarra bem a história do coral outrora glorioso, que após uma série de escândalos e erros, torna-se decadente e constantemente humilhado pelo resto dos alunos. Um professor (de espanhol) tenta reerguê-lo e consegue reunir figuras especialíssimas em torno da causa, como a professora enérgica e hilária, a soprano nerd vitimizada, o guitarrista arredio, a garota tímida e misteriosa, entre outros "excêntricos" e "marginalizados". Entre os impopulares do coral surgem duas figuras importantes: a ótima e perfeccionista vocalista que botou na cabeça que ali está um trampolim para a fama e o popular atleta e também ótimo cantor, que enquanto leva sua vida de unanimidade no colégio, levanta a bandeira do coral por algum motivo ainda não explicado. Entram conflitos pessoais e traumas mas também intervenções corrosivas e sarristas para contrabalancear os dramas.
Glee agradou tanto que vários artistas famosos entraram na fila para participar dos episódios ou para que suas músicas sejam executadas. E o programa já rendeu disco (dois) e turnês ao vivo.
A Globo comprou a série este ano e deverá exibír a primeira temporada no início de 2011, quando entra em férias sua programação. Na Fox, passa de quarta (22hs). Entre policiais escatológicos e vampiros adolescentes, Glee achou seu espaço na TV paga esbanjando uma trilha deliciosa.
Seguem: site oficial da Fox e grandes momentos:
http://canalfox.com/br/series/glee
http://www.youtube.com/watch?v=e1_B9FCZJMA 
http://www.youtube.com/watch?v=JNl91QXws7o&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=GpyfmTjeMwU&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=8AwM9zoQTRs&feature=related 
http://www.youtube.com/watch?v=bro1uLtlMxs&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=7Tt2u-S7NTs&feature=channel
http://www.youtube.com/watch?v=44fESvkhA7Q&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=vxVnm4bWypM&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=PSB3Sbl8TX0&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=CbEsgyM_PP0&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=s9XEnkAEMRE
http://www.youtube.com/watch?v=vTt4pyfXXUE
http://www.youtube.com/watch?v=q2hQtFSKhzU

Nenhum comentário:

Postar um comentário