14 de maio de 2010

6ª Virada Cultural

A 6ª Virada Cultural, com início no sábado (15), está mais diversificada do que a edição passada (veja abaixo link do mapa com as atrações por ordem alfabética e programação dos palcos) e mais uma vez, pelo seu gigantismo, inclui atrações imperdíveis entre outras tantas nem tanto. Mas o painel multifacetado é sempre louvável e traz apresentações, exposições e performances pra todos os gostos. Além das homenagens ao centenário Adoniran Barbosa pipocarem por todos os lados , o palco musical da Praça Julio Prestes (Av.Duque de Caxias, próximo à Sala São Paulo) é o maior destaque do evento, por trazer três apresentações internacionais de relevo: os cubanos Barbarito Torres e Ignacio Mazcote, a banda Living Colour e o platinado ABBA. Listei algumas atrações que me chamaram a atenção de cara:
# # Barbarito Torres e Ignazio Mazcote (Cuba) - o famoso grupo cubano Buena Vista Social Club já perdeu muitos integrantes originais, mas ainda mantém a aura. Um de seus integrantes, Barbarito Torres, o “rei do alaúde” se apresenta ao lado de outro expoente da música da Ilha, Ignazio Mazcote, fundador do Afro Cuban All Stars, inaugurando a Virada no sábado. Praça Julio Prestes 18h sábado (15)
# # Cantoria – No encerramento deste mesmo palco, outro encontro que promete: os quatro fantásticos violeiros, Elomar, Xangai, Vital Farias e Geraldo Azevedo, cujo show originou dois dos melhores discos brasileiros nos anos 80 ( Cantoria 1 e 2 - Selo Kuarup)de novo ao vivo depois de quase trinta anos. Praça Julio Prestes 18h domingo (16)
# # ABBA e Living Colour – As atrações mais chamativas do Virada. ABBA é ABBA, uns acham uma baba e outros babam, mas certamente é um grupo que tem história e gerou consideráveis hits e cifrões ao longo da carreira. O Living Colour deixou muita gente perplexa nos anos 80, com sua mistura black/rock que fez escola. Com o passar dos anos, os ânimos se afrouxaram, mas o seu virtuosismo ao vivo deve se manter intacto. Living Colour (3h) e ABBA (15h do domingo). Praça Julio Prestes.
## Zélia Duncan e Céu – Zélia e Céu estarão no palco da Julio Prestes também, uma seguida da outra. Zélia Duncan já cravou suas marcas na MPB e Céu está em reta ascendente e surpreendente. Zélia as 21h e Céu as 0h.
# #Dimensão Nerd - O local mais alucinado do Virada, denominado Dimensão Nerd, é imperdível para os fãs de Sci-Fi, animação e quadrinhos . Terá encontro de editores independentes de HQ, exposição de Toy Art e várias paradas temáticas: Cosplay ( fantasias inspiradas em heróis do mangá e do anime), Parada Estelar ( para os fãs de Guerra nas Estrelas, com direito até a luta de sabres), Parada Mágica e Medieval ( com personagens de Senhor dos Anéis, Harry Potter, etc) e Monstros. No espaço também haverá jogos de tabuleiro, RPG, games diversos e teatro. Horários sob consulta. Praça Roosevelt
# #Trem das Onze - trem especial da CPTM percorre o trecho entre as estações Braz e Luz, de 1 em 1 hora, e no seu interior, projeções de imagens,, espetáculo baseado no programa radiofônico Charutinho-Histórias da Maloca e apresentação de grandes sucessos de Adoniran Barbosa, homenageado-mor da 6ª Virada. Começa as 23 horas do sábado e vai até 11 horas do domingo.
# #Seções monstruosas de cinema - Filmes de monstros clássicos, entre eles Godzilla e Lobisomem, estarão em dois cinemas do centro, Cine São José (Rua Dom José, 306) e Cine Windsor (Av Ipiranga 974). Seções a partir das 18 horas do sábado, segue até o fim da tarde de domingo. Aproveitando a deixa: no Cine Arouche haverá sessões de musicais clássicos.
# #Carros antigos - No domingo (16) de manhã, haverá uma grande exposição de carros antigos no Parque Dom Pedro 2º. Começa às 9h e vai até as 16h.
# #Rock - Além de Pitty, Titãs, CPM 22 ( cantando Ramones) ,o redivivo Raimundos, a histórica Patrulha do Espaço e os Velhas Virgens ( que homenageam Adoniran), o palco roqueiro desta edição receberá duas lendas do gênero: a Big Brother and Holding Company, primeira banda de Janis Joplin, e The Grand Mother Re-Invented, com membros da antológica Mothers of Invention do finado, genial e crazy Frank Zappa. Atenção aos horários, pois as duas bandas gringas abrem o palco ainda na noite de sábado. Av. São João, próximo a Rua General Osório, virado para a Av. Ipiranga.
# #Soul e Stars - Dois monumentos do soul e da música negra se apresentam no palco mais eclético e talvez mais cult do evento : Booker T., da legendária Booker T. and the MGs (11 horas) e Temptations ( 1h da manhã). Não bastassem essas figuras legendárias, subirão neste mesmo palco dois brasileiros mundialmente conhecidos, o bruxo Hermeto Pascoal (19 h) e o incensado Airto Moreira (21h), além do “gliterrível” Edy Star, que a pedidos, repete o mesmo show da Virada 2009 com músicas de Raul Seixas e Sergio Sampaio (5h). No domingo ainda destacam-se o bardo gaúcho Nei Lisboa (7h), Tatit, Wisnik e Nestrovski e Grupo (11h) e outra brasileira “estrangeira”, Flora Purim (15h). Bulevar São João/Vale do Anhangabaú
# #Samba - Grandes inovadores do estilo se apresentam no palco dedicado ao velho samba, começando com dois mestres, Paulo Vanzolini e Nélson Sargento (19 e 21hs respectivamente); logo em seguida, homenagem a Simonal, com seus dois filhos Max de Castro e Simoninha (23 h) e ainda o corinthiano Germano Mathias e o carioquíssimo Dicró no mesmo breque às 17 horas do domingo, a eloquente Elza Soares (3h da matina - domingo) e o jovial Jair Rodrigues (1h). Entremeios, mestres do pagode e do fundo de quintal e o inusitado Orlandivo ( famoso por tocar “chave” e compor a clássica “Bolinha de Sabão”). Praça da República - Próximo à av. Ipiranga, virado para a Rua do Arouche.
É muita coisa. Em cada espaço ou palco, sempre há uma atração ou mais a destacar. Tem reggae na Barão de Limeira, música clássica e dança na Estação da Luz, Arrigo Barnabé e ícones da Jovem Guarda no Largo do Arouche, novos artistas na Washington Luis ( incluindo três compositoras destacadas em post anterior deste blog: Juliana Kehl, Tulipa Ruiz e Karina Buhr), Toquinho na Julio Prestes e muito , muito mais. A Virada dura 24 horas, começando às 18h de sábado para terminar às 18h do domingo.Mais informações, consulte o site oficial do evento ou o Mapa da Virada Cultural 2010:http://entretenimento.uol.com.br/virada-cultural/2010/atracoes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário