24 de abril de 2010

Baú do Malu 23 - Álbuns de figurinhas

Editora Abril - 2002
Editora Três (Especial da revista Istoé) - 2007
Editora Abril - 1994

Editora Abril - 1990

Editora Morumbi (Portugal) - original Panini - 1985

Editora Abril - 1979

Editora Abril - 1971

Editora Aquarela - 1969

Álbum especial da Revista Mickey - Ed.Abril -1968/69

Eu sou do tempo em que figurinha se colava com Tenaz e podia vir "premiada" e sei que de ciclos em ciclos, este hobby, que nunca sai de circulação, retoma forças no Brasil. Com a Copa do Mundo chegando, a febre das figurinhas voltou em altíssima temperatura e atingiu fedelhos, marmanjões, donas de casas, empresários, nerds e malandros. Na semana, um caminhão carregado de figurinhas ( 135 mil, pra ser mais exato) foi interceptado e depenado em Santo André - pelo que fiquei sabendo, parece que capturaram os larápios ontem. Já pensou se a moda pega?
Aqui no blog já mostrei o raro álbum de figurinhas do meu pai, com os principais atores e atrizes do cinema da década de 50 ( Baú do Seu João 3). Hoje incluo exemplares da minha coleção, não tão raros assim, mas que dá uma idéia da produção de álbuns entre o final dos 60 até o início dos 2000 (acima). Meus filhos Gabriel e Letícia, 11 e 9 anos respectivamente, já tem coleção própria, iniciada há uns 6 anos, por influência minha: Bob Esponja, Princesas Disney, Betty Boop, Heróis Marvel, entre outros, e claro, o disputado Oficial da Copa do Mundo 2010 - somando estes aos meus e os do Seu João, tem-se uma coleção de três gerações, perfazendo 60 anos de cromos ilustrados.
Numa próxima oportunidade contarei a história das figurinhas no Brasil ( incluindo estampas de Elcalol, chicletes, balas e clássicos da Vecchi).

2 comentários:

  1. Malu,

    Me lembro muito desse ábum da Mônica. Acho que éramos eu e minha irmã que colocionávamos, ainda quando morei no Campestre.

    Mas me lembro de um outro, um pouco mais recente ( ou seria um pouco menos antigo? ) da Editora Abril, "Super Máquinas", uma coletânea de fotos de carros - nacionais, inclusive - transformadas em cromos auto-colantes de uma, duas ou três figurinhas, algmas delas cromadas. Até eu descobrir que meu tio trabalhava na Abril.

    O resto da história - parafraseando Renato Teixeira - eu não posso contar. Nem preciso.

    O segundo álbum que completei foi o da Copa 2010, sem a ajuda de tios, primos e parentes afins. Nem comprando da Panini.

    Mas tenho em casa um álbum da Disney que minha mãe colecionou quando criança. Uma pena, faltam figurinhas. Deve ser coisa de 1955, mais ou menos.

    ResponderExcluir
  2. Leo, preciso combinar com vc e a Dona Sílvia de ver essa relíquia da Disney....
    abs
    Malu

    ResponderExcluir