31 de março de 2010

Os encontros, ou melhor, os "encontrões" de Adoniran e Elis

Elis Regina encontrou Adoniran Barbosa pela primeira vez em 1965, quando o compositor ainda não tinha gravado disco, mas já era considerado ícone do samba paulista. O compositor participou ao vivo do Fino da Bossa na Record depois de muita insistência de Elis. Na ocasião, 12 de julho de 1965, após emocionada interpretação de Saudosa Maloca feita por Elis, mais uma entrevista de 10 minutos, os dois levaram ao vivo as músicas Bom Dia, Tristeza e Prova de Carinho. No mesmo ano, quando a Excelsior fechou contrato com a emissora paulista para realizar uma versão inédita do Fino no Rio, Adoniran foi imediatamente relacionado pelo produtor Alberto Helena, mas muitos da direção do programa ficaram receosos com a possível reação negativa da platéia carioca. Qual. Mesmo antes de entrar no palco, Adoniran foi ovacionado pelo público, que cantou em pé seu sucesso instantâneo Saudosa Maloca, recém composto.
Os dois só se reencontrariam 13 anos depois, quando Elis, às voltas com os ensaios do mega show Transversal do Tempo, incluíra Saudosa Maloca na seleção de repertório e precisava da autorização do autor. Como na época era muito complicado contatar o compositor, Elis pediu a força do amigo em comum Walter Negrão, que encontrou Adoniran reticente, mas conseguiu marcar um encontro na padaria Real, próxima à TV Tupi. Cesar Camargo Mariano, marido da cantora na época e Negrão, presenciaram Adoniran, entre torresmos, risadas e copos de cerveja, se levar pelos irresistíveis encantos de Elis. A música foi aprovada, claro, e apareceu com destaque no show e no disco lançado no ano seguinte. A descontração e o clima da padoca rendeu repeteco no final de 1978, no Bar da Carmela no Bixiga, com a dupla dividindo vocais em Iracema. O vídeo deste encontro, feito para o especial de Ano-Novo da cantora na Band, virou, mais de 30 anos depois, um grande must na internet, via Youtube. Além das internas no bar, onde Adoniran canta Samba no Bixiga e arranca gargalhadas contagiantes e espontâneas da cantora, há também um tranquilo passeio da dupla a pé pelo bairro, tendo Saudosa Maloca em pungente interpretação de Elis,ao fundo.
Em 1980, Adoniran retribuiu e chamou a gaúcha para uma participação especialíssima na faixa Tiro ao Álvaro, do seu terceiro LP. Elis chegou ao Rio ( atrasadíssima, para não perder o costume) e depois de um longo abraço no anfitrião, ensaiou e gravou com grande entusiasmo - e nem preciso dizer que a música foi destaque retumbante, virando até compacto de divulgação do trabalho.
Elis Regina faleceu em 19/01/1982, com 36 anos de idade e uns 100 anos de serviços prestados à MPB. Adoniran, que se emocionou muito em seu adeus, partiu no mesmo ano, em 23/11/1982, aos 72 anos, cansado, mas ativo e intenso, como seu velho Bixiga. Assim como Cartola, Geraldo Filme, Nelson Cavaquinho e tantos outros, só foi ter o prazer de ver sua obra gravada em disco próprio no final da vida. Graças, para nós e para a posteridade, que dois dos mais autênticos artistas brasileiros tiveram a chance de se encontrar e unir suas genialidades. A rouquidão e o dialeto de Adoniran + o canto sentido e o riso solto de Elis ecoam ainda hoje por bares, palcos e e-mails compartilhados.
Encontro no Bixiga ( completo): http://www.youtube.com/watch?v=Ea5nMXIRxQM
Elis e Adoniran em Tiro ao Álvaro: http://www.youtube.com/watch?v=ACg4OxVDr_w

2 comentários:

  1. A Elis cantando "Bom dia,tristeza"(com vírgula) é lindo.A Elis conseguiu viver 100 anos em 36,bela lembrança.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, uma interpretação memorável, Ademar. Elis foi mesmo um "furacão".

    ResponderExcluir