17 de agosto de 2009

Rebu do Raul

Quem viu o Fantástico ontem ( não tô jogando praga não, ein) e teve paciência de esperar pela matéria sobre a música proibida do Raul Seixas, presenciou imagens raras de arquivo do compositor, mas o que poderia ter virado uma grande reportagem, na correria corriqueira do Fantástico ficou uma boa matéria e solamente só. Matéria-prima não faltou: uma música inédita, depoimento de um antológico produtor com muita história pra contar( Mazzola), os 20 anos da morte de Raul e o documentário que vem sendo filmado pelo Walter Carvalho. Na TV ficou tudo muito fragmentado, - ouviu-se um trechinho da música inédita, um flash do filme, o depoimento relâmpago do figuraça Mazzola. Muito pouco. No fim das contas, o Fantástico acabou se salvando online: a música inédita está inteira no site, rearranjada/tocada pelo fã de carteirinha Frejat, além da reengenharia do produtor na fita original com vocal e violão de Raul. A música, chamada Gospel, entraria na trilha sonora da novela O Rebu, da Globo, feita quase toda com músicas da dupla dinâmica Raul Seixas/Paulo Coelho naquele prolífico 1974, ano que ainda teve o maior sucesso dos dois, Gita, e o disco homônimo, que vendeu horrores.
O programa citou mas não concluiu: a música entrou no disco da novela com outro nome e outra letra: Porque, com a interpretação da cantora Sônia Santos.
Lá em cima, a capa do CD O Rebu, remasterizado pela Som Livre e produzido por Charles Gavin em 2006.

A íntegra da matéria do Fantástico e a música Gospel, aqui:

2 comentários:

  1. Marcos,
    A propósito, está no forno uma biografia do Raul Seixas, preparada pelo jornalista Edmundo Leite, da agência Estado. O Edmundo está pesquisando há muito tempo e a biografia tem tudo para ser um belo presente para o fã-clube do Raul.
    abs
    ALMIR

    ResponderExcluir
  2. Bem lembrado, Almir! esse ano 20 da morte de Raul promete!
    abs
    Marcos

    ResponderExcluir